sexta-feira, 25 de maio de 2012

ALEXANDRE FREIRE

Nosso grande artista, autor da bela obra que se destaca na fachada.

Alexandre Freire nasceu na cidade do Rio de Janeiro, morou em Manaus e em São Paulo antes de chegar a Florianópolis, em 1992. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo, curso no qual foi companheiro de Tatiana Junkes, uma das arquitetas responsáveis por este projeto. Belos laços de amizade que hoje se unem no mesmo projeto.

O curso de arquitetura certamente teve influência não apenas no seu interesse pelas artes plásticas, mas também na temática adotada em suas telas. Ainda na graduação, estagiou no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Lá, teve contato com a luta da instituição, muitas vezes heróica, pela preservação do nosso patrimônio, enfrentando a escassez de recursos e a incompreensão da comunidade, que muitas vezes dá as costas ao que é na verdade sua maior riqueza…

Ainda na Arquitetura apaixonou-se pela Arte Moderna, por influência dos trabalhos de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas e outros arquitetos modernos. Seu trabalho também tem influência dos quadrinhos, uma paixão de infância, e da fotografia. Os quadrinhos influenciaram nos traços dos desenhos, enquanto que a fotografia traz ao seu trabalho enquadramentos inusitados, incomuns, muitas vezes recortados sobre detalhes do cotidiano.

O resultado dessa mistura são quadros com grande expressividade, combinando o desenho gestual com cores fortes e contrastantes, de uma beleza plástica quase constrangedora quando contrastada com a singeleza dos temas. As obras fazem saltar aos nossos olhos a beleza existente naquilo que é comum e que, de outra maneira, talvez não perceberíamos. Essa beleza torna-se explícita através de um jeito diferente, próprio do artista, de perceber as coisas. Durante o seu processo criativo, idéias e pensamentos desenham um discurso que, antes de se materializar em palavras, é pura imagem.

O encontro com a Arquitetura talvez tenha sido um caminho alternativo, ou talvez um atalho mais longo, para a arte. De qualquer modo, um caminho natural para quem se define como “arquiteto por formação e artista por necessidade da alma”.

 Texto adaptado do original de Renato Saboya - arquiteto e Urbanista


            Alexandre Freire aceitou de imediato o convite para participar do ambiente BOULEVARD E FACHADA na CASA COR SC 2012. Na mostra, Alexandre dedicou mais de 1 mês do seu trabalho, dia a dia na obra, torcendo para não chover – e encantando a todos que entravam e saíam de suas montagens - bem como as pessoas que visitavam o mirante para admirar a bela vista da Lagoa.

A equipe da FACHADA E BOULEVARD da CASA COR SC 2012 deseja que esta seja uma longa parceria! Obrigada, Alexandre!

Alguns trabalhos do artista:



Nenhum comentário:

Postar um comentário