terça-feira, 29 de maio de 2012

Microgeração de Energia Elétrica Presente no Ambiente Fachada e Boulevard da Casa Cor

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o texto da resolução que trata da micro e mini geração de energia elétrica, a qual se baseia, principalmente, na instalação de placas solares fotovoltaicas ou minigeradores eólicos em residências, para geração complementar de energia elétrica. 

A resolução permitirá que o cidadão continue a consumir a energia fornecida pela distribuidora, mas o medidor de sua casa também passa a contabilizar a energia gerada pelos painéis solares fotovoltaicos por exemplo. Na prática, o consumidor que possui um sistema fotovoltaico em sua residência ou negócio poderá ser conectado à rede normal de energia elétrica. Antes, esse mesmo consumidor era obrigado a instalar um banco de baterias em casa, encarecendo demais essa solução. 

Na mostra Casa Cor a empresa parceira Neosun instalou 3 placas solares fotovoltáicas no telhado, como forma de produção de energia elétrica, com o intuito de alimentar parte da iluminação em LED da fachada e boulevard. Este sistema gera energia para a iluminação da mostra Casa Cor durante o dia, e a noite a iluminação da fachada é alimentada pela rede da Celesc, ou seja, durante o dia a Casa Cor consumiu menos energia do sistema da Celesc, compensando a energia consumida a noite. 

O sistema funciona da seguinte forma:


  • A energia do sol é recebida e convertida em eletricidade pelo painel fotovoltaico.
  • O micro inversor acoplado ao painel fotovoltaico converte a energia de corrente contínua (DC) em corrente alternada (AC), dentro da qualidade exigida pela distribuidora.
  • A energia produzida é conduzida ao quadro elétrico, onde é distribuída para atendimento das cargas. 


Mesmo quando não ocorrer produção de energia, as cargas serão atendidas normalmente através da rede local da distribuidora.


O sistema ainda possui capacidade de monitoração da energia produzida por cada painel ou do sistema completo, permitindo o acompanhamento da produção em bases diária, semanal, mensal e anual, além de apresentar ao usuário o total de CO2 evitado na atmosfera.

O sistema de monitoração pode ser acessado através de qualquer dispositivo com acesso a internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário