quarta-feira, 30 de maio de 2012

Eficiência Energética e o uso do LED no Projeto Luminotécnico da Fachada


Sustentabilidade e o respeito pelo meio ambiente são valores essenciais para a equipe de profissionais da Fachada e Boulevard. As soluções com LED para o projeto luminotécnico nos proporcionou um passo importante para atingir nossos valores. Ao avaliar a sustentabilidade proporcionada pelos LEDs, o primeiro aspecto que vem à mente é o baixo consumo de energia, mas há muitos outros, inclusive a redução de resíduos, a possibilidade de reciclagem, o uso de menos materiais e recursos, a flexibilidade e o efeito visual nas construções. 

Neste projeto foram usados apenas equipamentos com esta tecnologia, desde balizadores embutidos aos “liners” cuja geometria linear permite a emissão de luz rente à superfícies, proporcionando a iluminação e o delineamento da fachada, sem que o tamanho do equipamento fique evidente em diversos detalhes da arquitetura.

O projeto luminotécnico, de autoria da Allume Arquitetura e Iluminação, mostra a utilização de tipos diferentes de “liners”. O que ilumina o pano de vidro peliculado, é feito em sistema RBG (LEDs vermelhos, verdes e azuis) com a possibilidade de programação através de um controlador DMX, e os “liners” feitos com LED branco, tonalidade branco quente, estes, destacam o painel do artista Alexandre Freire. Estes equipamentos são alimentados diretamente na tensão de rede, eliminando a necessidade de fontes externas. O uso de fiação convencional simplifica drasticamente a instalação e contribui para reduzir o custo total.

Ao final, toda a iluminação da fachada consome cerca de 1500W, equivalente ao consumo do seu aspirador de pó. 

Para este projeto contamos com a parceria da empresa OL Iluminação especializada em equipamentos de iluminação em LED.

Conheça um pouco mais esses equipamentos:
Liner RGB -  Ideal para iluminação de fachadas, com possibilidade de programação de cores e efeitos luminotécnicos
Liner branco quente -  Ideal para iluminação de fachadas, efeito "wall washer".


Para maiores informações sobre os projetos realizados e sobre o escritório Allume Arquitetura e Iluminação acesse o site www.allume.arq.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário